São Paulo, segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Qualificação precisa melhorar, dizem especialistas em ensino

DA SUCURSAL DO RIO

Os especialistas em educação consultados pela Folha concordam que, independentemente da legalidade ou não da exigência de nível superior para docentes dos primeiros anos do ciclo, é preciso melhorar a qualificação dos professores que dão aulas em pré-escolas, creches e até a quarta série.
"Na maioria das carreiras, há exigência de nível superior. O mesmo tem que acontecer com os professores. Um recém-saído do ensino médio ainda é muito jovem para se responsabilizar pela educação dessas crianças. No entanto, em muitas escolas, são esses os escalados para assumir as turmas de primeira série [onde ocorre a alfabetização]", diz Artur Costa Neto, do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.
"É inegável a necessidade de ter professores mais qualificados. A formação mínima para toda a educação básica tem que ser de nível superior", afirma Clélia Craveiro, do CNE.
Juçara Vieira, presidente da CNTE, defende também que o professor dos anos iniciais tenha salários compatíveis com os do ensino médio.
"É por isso que estamos trabalhando para a aprovação de um piso nacional do magistério que valorize esse profissional. Para nós, só existem dois níveis de educação: o básico [que inclui as creches e pré-escolas, todo o ensino fundamental e o nível médio] e o superior", afirma Juçara.
Para Regina de Assis, que hoje preside a MultiRio (Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio de Janeiro), o Brasil deve seguir o exemplo de países mais desenvolvidos e dar mais importância à formação dos professores que trabalham nos primeiros anos da educação básica.
"A mídia, por exemplo, é hoje um poderoso instrumento que ajuda a educar ou a deseducar. Os professores precisam estar preparados para lidar com essas questões, que a cada dia são mais complexas".


Texto Anterior: Premiada, Luciene diz que trabalho é, às vezes, tido como "menos importante"
Próximo Texto: Porto Alegre: Parentes de vítimas de acidente da TAM fazem protesto no Sul
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.