São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pernambuco bancará CNH de melhores alunos

Prêmio será dado para os três primeiros colocados de cada escola estadual no Enem

FELIPE LUCHETE

DE SÃO PAULO

O governo de Pernambuco decidiu premiar os três primeiros colocados no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de cada escola pública do Estado com carteiras de motorista. A medida consta de um decreto publicado nesta semana.
O Detran de Pernambuco estima que o custo para uma pessoa conseguir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), incluindo as aulas e os exames necessários, varie de R$ 700 a R$ 1.200.
Segundo o órgão, 2.181 estudantes, de 727 escolas estaduais, serão beneficiados com a isenção. O Enem será aplicado hoje e amanhã em 14 mil locais em todo o país.
Segundo o secretário das Cidades, Danilo Cabral, o prêmio é "um estímulo a mais" para os jovens que, em sua maioria, "sonham em dirigir ao completar 18 anos", diz.
"A carteira ajuda até na busca de oportunidade no mercado de trabalho."

CRÍTICAS
Especialistas em educação, no entanto, criticam a iniciativa. Para a professora de psicologia da educação Marisa Melillo Meira, da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Bauru, a medida é "inócua".
Ela diz que as políticas de valorização no campo educacional devem ser coletivas, como, por exemplo, aumentar o salário dos docentes ou melhorar a estrutura escolar.
Já a professora Fátima Cruz, do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, diz que é errado o Estado adotar como política pública a premiação. "Ficar preocupado com quem é o melhor não é o objetivo principal da educação."
Estudantes com menos de 18 anos ou que já tenham uma carteira de habilitação também receberão o prêmio. No primeiro caso, ele ficará "guardado" até o aluno completar a idade necessária para dirigir. Aqueles que têm habilitação para dirigir carro, por exemplo, poderão tirar gratuitamente a licença para moto e vice-versa.
Desde 2008, Pernambuco tem um programa popular de formação de condutores que beneficia ex-detentos, desempregados, beneficiários do Bolsa Família, entre outros. Os alunos foram incluídos só neste último decreto.


Texto Anterior: Estrangeiros acham a prova mais difícil
Próximo Texto: Piauí vai devolver lençóis às cidades de origem para análise
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.