São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Piauí vai devolver lençóis às cidades de origem para análise

Sem laboratório para avaliar fibras têxteis, governo enviará o material para as vigilâncias sanitárias locais

Objetivo é identificar se tecidos são novos ou usados, já que parte apresentava manchas ou aparência gasta

MATHEUS MAGENTA

DE SÃO PAULO

Sem laboratório no Estado para fazer análise em fibras têxteis, o governo do Piauí vai enviar os 7 kg de lençóis com o logotipo de hospitais brasileiros comprados pela Folha em uma loja no centro de Teresina para as vigilâncias sanitárias dos municípios onde as instituições estão sediadas.
O objetivo é identificar se os lençóis são novos ou usados. Parte apresentava manchas ou tinha aparência de desgaste após diversas lavagens.
A Vigilância Sanitária do Piauí, que recebeu o material da reportagem, deve enviá-lo a partir de segunda. Não há data para a conclusão da análise.
As 16 instituições de saúde também serão questionadas sobre a origem do material.
São elas: Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti (SC), Hospital das Clínicas da Unicamp (SP), Centro Hospitalar Unimed Joinville (SC), Sociedade Portuguesa de Beneficência Ribeirão Preto (SP), Secretaria de Saúde de Santa Catarina, Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto (SP), Hospital das Clínicas de Marília (SP) e hospitais São Bernardo S.A. (SP), São Luiz (SP), Real Português (PE), Panamericano, Unimed, Metropolitano, Santa Helena (BA), Jorge Valente (BA), Regional Público do Araguaia (PA).
O dono da loja Capital dos Retalhos, onde a Folha comprou os lençóis, negou que sejam lixo hospitalar e disse que são novos. Após a reportagem, a Vigilância Sanitária foi até a loja, mas não encontrou mais o produto à venda.
A Geisa Tex, empresa de São Paulo que vendeu os tecidos à loja, disse que são sobras de confecção e nada é usado.


Texto Anterior: Pernambuco bancará CNH de melhores alunos
Próximo Texto: Portos: Vigilância foi reforçada, diz ministro
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.