São Paulo, sábado, 22 de outubro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pelo menos 8.000 ficam fora de eleição de arquitetos

Cadastro falho pode prejudicar a votação

VANESSA CORREA

DE SÃO PAULO

Ao menos 8.000 arquitetos vão ficar de fora da primeira eleição do CAU, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, que ocorre na quarta-feira em todo o país, por causa de problemas cadastrais.
Nem todos os Creas (Conselhos Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) estaduais enviaram seus cadastros para a comissão eleitoral dos arquitetos. Com isso, parte da categoria não receberá senha de votação. Hoje, os arquitetos não têm um órgão próprio. Ele será criado após a eleição.
A comissão eleitoral diz que utilizou o cadastro do Confea (conselho federal), que fez um recadastramento em 2008, mas não teve adesão de todos.
Segundo Néio Archanjo, presidente da comissão eleitoral, o número de impedidos de votar pode subir. No país, há mais de 100 mil arquitetos e todos teriam de receber pelo correio senha para votar.
Só no Estado de São Paulo, segundo o sindicato de arquitetos, 4.000 profissionais poderiam votar se o Crea tivesse enviado o cadastro. Até o dia 13, o correio devolveu cerca de 4.000 cartas à comissão eleitoral por não ter localizado o arquiteto.
A Folha procurou os Creas, mas não obteve resposta.
Segundo a comissão, não colaboraram, além do DF, SP, RS, CE, ES, AM, PE, PA e AC.


Texto Anterior: Júri de Taubaté: Médicos condenados não terão registros cassados, diz Cremesp
Próximo Texto: Foco: Direito faz peruada, critica reitor da USP e afeta trânsito
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.