São Paulo, quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ACIDENTE

FAB já recebeu o conteúdo da caixa-preta do Learjet-35A

DA REPORTAGEM LOCAL

A Aeronáutica já sabe qual foi o teor da conversa da tripulação do Learjet-35A, gravada na caixa-preta do jato, momentos antes do acidente que matou oito pessoas no dia 4 deste mês. Naquele dia, o avião caiu sobre casas da zona norte de São Paulo, pouco depois de decolar do aeroporto Campo de Marte.
A transcrição das conversas no CVR (Cockpit Voice Recorder) -nome em inglês da caixa-preta-, foi feita pela NTSB (National Transportation Safety Board, agência que investiga acidentes da aviação civil nos EUA), em Washington.
O conteúdo dos diálogos já foi entregue às autoridades brasileiras e deve ajudar a esclarecer quais foram as causas do acidente. A reportagem não teve acesso ao teor das conversas.
A Folha apurou que a caixa-preta revelou, além das conversas entre o piloto Paulo Roberto Montezuma Firmino e o co-piloto Alberto Soares Junior, uma série de ruídos ao fundo. O Seripa (Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) irá investigar o que são esses barulhos ouvidos na gravação.

Depoimento
Marcia Regina Gonçalves Faria, 38, que se declarou procuradora no Brasil da Texdar Sociedad Anônima, empresa uruguaia proprietária do Learjet, declarou ontem à Polícia Civil, que investiga as responsabilidades criminais pelo acidente, que a aeronave passou por manutenções periódicas e que desconhecia qualquer problema no jato. (KLEBER TOMAZ)


Texto Anterior: Braulina, 70 anos e 1,20 m, salva família de incêndio
Próximo Texto: Violência: Bando rouba McDonald's na Mooca e foge
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.