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Dos 9 sistemas de transporte coletivo avaliados, 8 caíram
A aprovação ao metrô passou de 85% para 82%, mas esse é o sistema que mantém a liderança na satisfação do passageiro
Uma das explicações para a queda na aprovação ao metrô e aos trens é o aumento do número de passageiros transportados
Rafael Hupsel - 19.dez.2008/ Folha Imagem
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Fila de ônibus no corredor Rebouças, próximo ao cruzamento com a Faria Lima
DA REPORTAGEM LOCAL
Dos nove sistemas de transporte coletivo da Grande São
Paulo avaliados, oito tiveram
queda ou oscilação negativa, segundo a pesquisa da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).
A aprovação da rede do metrô e dos trens da CPTM teve
variações negativas (de 85% para 82% e de 51% para 48%), mas
dentro da margem de erro.
O metrô mantém a liderança
na satisfação dos passageiros.
Mas seu patamar de respostas
"excelente" ou "bom" está
aquém do que era registrado
até 2006 -quando atingiu um
pico de 93% de aprovação.
Os trens também já alcançaram 60% de satisfação em
2004, contra os atuais 48%.
Uma das explicações é a própria elevação da demanda, que
atingiu um novo patamar,
atraindo usuários de renda
mais baixa inclusive ao metrô.
Nos dois sistemas sobre trilhos, a quantidade de passageiros passou de pouco mais de 4
milhões por dia útil no começo
de 2007 para 5 milhões e meio
por dia útil neste final de 2008.
Por um lado, especialistas
avaliam que essa expansão (ligada, entre outros motivos, à
integração do bilhete único) é
positiva por permitir acesso de
mais gente a um transporte
considerado rápido e bom.
Por outro, como a explosão
da demanda ainda não foi
acompanhada de um aumento
significativo da oferta de metrô
e trens, os efeitos colaterais são
superlotação e desconforto.
O nível de ocupação atinge
até 9 passageiros por metro
quadrado nos picos, 50% acima
do limite aceitável no mundo.
O governo José Serra (PSDB)
diz que a situação estará melhor até 2010, quando serão entregues as principais obras do
plano de expansão, incluindo a
elevação de 61 km para 84 km
da rede de metrô paulista.
Maiores quedas
As maiores quedas de satisfação na pesquisa da ANTP foram as dos microônibus intermunicipais (de 56% para 40%),
dos ônibus municipais de outras cidades da Grande São
Paulo (de 55% para 42%) e dos
metropolitanos, que atravessam mais de um município da
região (de 53% para 41%).
O corredor intermunicipal
de ônibus São Mateus-Jabaquara, gerenciado pela EMTU e
que passa pelo ABC, foi a exceção: após a baixa de aprovação
em 2007, voltou a se aproximar
do nível anterior (passando de
66% para 79%).
(AI)
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