São Paulo, segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Litoral de SP terá número recorde de bafômetros

ROGÉRIO PAGNAN
DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Militar de São Paulo recebe a partir de hoje mais 470 bafômetros que serão utilizados na fiscalização das primeiras festas de final de ano e nas férias de verão após a entrada em vigor da lei seca.
No litoral paulista, destino de parte dos paulistanos nessa época, o número de equipamentos será inédito.
No litoral sul, por exemplo, o número passa de 3 para 29 equipamentos destinados à fiscalização em cidades como Guarujá, Santos, Bertioga, São Vicente e Peruíbe.
De acordo com o Palácio dos Bandeirantes, que faz hoje uma solenidade de entrega dos equipamentos e novos carros para a polícia, esses bafômetros também deverão ser utilizados no litoral norte, que abrange São Sebastião, Ilhabela e Ubatuba.
Não foi informado o atual número de equipamentos nessa região litorânea.
De acordo com o secretário-adjunto da Segurança Pública, Guilherme Bueno de Camargo, a entrega dos novos bafômetros coincide com o início da Operação Verão -esquema especial de policiamento destinado ao litoral. "Esses etilômetros serão utilizados na Operação Verão, o litoral vai receber uma quantidade grande de equipamentos. Sem dúvida, neste final de ano teremos muita fiscalização nas ruas e estradas do Estado", disse.
De acordo com o porta-voz do Comando do Policiamento do Interior 6 (responsável pela litoral sul), tenente Elisiário Netto, desde a semana passada o setor de inteligência estuda um calendário de operações para o emprego dos novos equipamentos e no reforço de 1.400 homens. "Como cresce o número de veículos circulando, cresce também a imprudência", afirmou.
Pela estimativa da Ecovias, responsável pelo sistema Anchieta-Imigrantes, cerca de 5 milhões de veículos devem seguir para o litoral neste verão.
Procurada na tarde ontem, a Dersa, responsável pelas rodovias Ayrton Senna e Carvalho Pinto, não soube informar qual é sua estimativa.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública, a PM tinha até agora 51 bafômetros na capital e 79 no restante da malha rodoviária de São Paulo. Somando todas as cidades, ainda segundo a secretaria, o total não ultrapassava 200 equipamentos. Com as novas aquisições, esse número mais que triplica.
A PM não informou o número de policiais que reforçarão o esquema no litoral norte. Esse efetivo, de acordo com a corporação, será informado somente amanhã, em Santos.


Texto Anterior: Dos 9 sistemas de transporte coletivo avaliados, 8 caíram
Próximo Texto: Sem restrição: Rodízio estará suspenso a partir de 4ª
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.