São Paulo, terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estrada no RS é ocupada por cágados

DOS ENVIADOS À BR-101

A preocupação com a fauna na BR-101 não se resume ao tradicional cuidado para evitar atropelamento de cachorros, cavalos e bois. No litoral gaúcho, cágados (da família das tartarugas) que vivem em região de banhado chegam a invadir as pistas.
A reportagem viu dois deles no meio da rodovia, em Mostardas (RS). "As tartarugas entram no quintal e até dentro de casa", conta Nilza Ribeiro, 54, que vive no município.
Já no acostamento da BR-101 em Mascote, no sul da Bahia, a Folha presenciou a oferta de filhotes de papagaio (inclusive alguns ameaçados de extinção).
Cinco homens cercaram a reportagem com caixas de papelão oferecendo cada casal por R$ 100 (incluindo chauás, de cabeça vermelha, e outros papagaios de cabeça amarela).
Segundo Cleide Maria Guirro, gerente do Ibama em Eunápolis (BA), esse é um ponto de tráfico de animais silvestres alvo de constante fiscalização -que é, no entanto, dificultada por uma rede de informantes.
Os jovens, afirma, geralmente também vendem drogas e têm como alvo turistas deslumbrados pela fauna. "Eles também vendem micos e dão cachaça aos bichos", diz a agente do Ibama.


Texto Anterior: Rota 101: Pedágio para cruzar país é menor que em SP
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.