São Paulo, sábado, 23 de janeiro de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgoto no Leblon leva poluição a Ipanema

da Sucursal do Rio

Os prognósticos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente do Rio de Janeiro para o final de semana indicam que a praia de Ipanema (zona sul) deverá estar imprópria para o banho hoje, mas própria amanhã e segunda-feira.
Segundo o secretário Maurício Lobo, essa variação nada tem a ver com o rompimento de um pilar do emissário submarino de Ipanema, que despeja esgoto em alto-mar.
Análises feitas em pontos ao longo do emissário indicam, segundo a gerente de saneamento da secretaria, Carmen Lucariny, que o vazamento é pequeno e que o esgoto liberado é levado para alto-mar por correntes marinhas.
Assim, a probabilidade de Ipanema ser contaminada hoje tem a ver com um problema que torna a vizinha praia do Leblon quase sempre imprópria para o banho: o esgoto que sai pelo canal da avenida Visconde de Albuquerque.
Esse canal, que corta um dos pontos mais nobres da cidade, carrega para a praia esgoto que vem de vários pontos da região, como as favelas da Rocinha e do Parque da Cidade.
Dados cruzados da secretaria, misturando previsões por exemplo de correntes marinhas, ventos e chuvas, indicam que esse esgoto estará sendo levado hoje não só para a praia do Leblon, mas também para a de Ipanema.
O secretário Lobo afirma que quem quiser procurar praias sempre em boas condições devem seguir para as de Grumari e Prainha, que ficam depois do Recreio dos Bandeirantes (zona sul).
Embora trechos da Barra da Tijuca (zona sul) estejam em geral em boas condições, o secretário faz um alerta: o ponto em frente à barraca do Pepê, um dos mais badalados, tem ficado impróprio.
Pelos prognósticos, esse ponto só estará bom para o banho hoje. Amanhã e segunda, deverá estar impróprio.
Isso porque correntes marinhas devem levar para o trecho o esgoto que sai para o mar pelo poluído canal da Joatinga, na região do Quebra-Mar.
Um alerta: como as condições do mar podem mudar de uma hora para outra, a secretaria recomenda que os banhistas acompanhem o resultado das medições de balneabilidade nas placas eletrônicas dos postos do Salvamar.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.