São Paulo, sábado, 23 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário diz que 80% "é um bom percentual"

DA REPORTAGEM LOCAL

O secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, considera que será difícil atingir a meta do programa de arborização, que deve ficar em 80% da proposta inicial. "É um bom percentual", diz.
Ele afirma ter plantado muito mais do que nas gestões anteriores. "Na gestão passada, pelo que consegui identificar, foram plantadas 120 mil árvores, ou cerca de 30 mil ao ano. Ficamos perto dessa média em 2005, mas depois ampliamos bastante."
Segundo ele, houve redução no plantio ao comparar 2006 com 2007 porque as equipes passaram a se dedicar mais à manutenção das mudas. "Em 2006, fizemos a manutenção em 175 mil árvores e, no ano passado, em 258 mil. Percebemos que é importante gastar mais tempo em manutenção."
Segundo o secretário, o custo do Programa de Arborização Urbana em 2007 foi de cerca de R$ 2 milhões. "Priorizamos o plantio nas áreas mais carentes", diz.
A taxa de mortalidade das mudas plantadas gira em torno de 10% a 15%.
O deputado estadual Adriano Diogo (PT), que foi secretário do Verde na gestão Marta Suplicy, afirma que foram plantadas 197 mil árvores no período -"mudas adultas, na altura do peito, prioritariamente em parques, praças e canteiros, onde é possível acompanhar o seu desenvolvimento".
Ele diz ainda que "muitas das árvores plantadas na atual gestão são mudas pequenas, em calçadas e beira de avenidas, que dificilmente vingam".
"Se esta gestão conseguir aumentar os números, melhor, significa que pelo menos neste item a atual gestão conseguiu seguir a nossa política."
A Subprefeitura da Mooca, responsável pela av. Celso Garcia, diz que em alguns casos não é aconselhável a arborização, como em calçadas muito estreitas ou em áreas congestionadas por equipamentos públicos como postes ou faróis.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Ninguém assume corte de árvore em frente ao Unibanco na Oscar Freire
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.