São Paulo, quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

São Paulo registra recorde de raios em um só dia na cidade

Na última quarta, instituto diagnosticou 2.264 descargas elétricas

EDUARDO GERAQUE
DE SÃO PAULO

Um número recorde de raios em um só dia atingiu a cidade de São Paulo durante a chuva de quarta-feira passada. Os dados de um estudo divulgado ontem pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (ELAT) apontam que foram 2.264 descargas elétricas.
O órgão, que pertence ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), revela que a maior parte caiu à tarde, entre as 16h e as 20h.
Os bairros mais afetados, em sua maioria, estão mais próximos do centro do que dos extremos da capital.
O número registrado há uma semana é o maior do banco de dados do órgão.
Os registros, que começaram a ser feitos em 2000, mostravam antes o dia 13 de janeiro de 2009 no primeiro lugar do ranking, com 2.100 descargas elétricas.
A chuva recordista de raios, entre outros estragos, inundou pela primeira vez os arredores do parque da Aclimação, no centro da cidade.
No domingo, quando uma mulher -que ainda está hospitalizada- foi atingida por uma descarga elétrica no parque Villa-Lobos, o número de raios também chamou a atenção dos técnicos. Foram 1.051 eventos.
Nos dois temporais, os raios caíram em maior quantidade praticamente nas mesmas áreas da cidade.
Além do centro, partes da zonas sul, leste e norte receberam, juntas, 65% das descargas elétricas. Entram nessa lista, por exemplo, Mooca, Vila Mariana, Itaim Bibi, Moema e Campo Belo.
Apesar de não terem 100% de certeza sobre as causas do aumento de raios, os cientistas apontam como vilãs a urbanização, que ajuda a formar as ilhas de calor, e as altas concentrações de poluição atmosférica.
Esses fenômenos aumentam a quantidade de gelo nas nuvens, ingrediente fundamental na formação de raios.


Texto Anterior: O que fazer
Próximo Texto: Foco: USP faz campanha contra os casos de abandono de animais
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.