São Paulo, quinta-feira, 23 de março de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO
Obra seria leiloada em São Paulo
Recuperada estatueta roubada em Mariana

CARLOS HENRIQUE SANTIAGO
da Agência Folha, em BH

O Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) recuperou anteontem em São Paulo uma estatueta de Santa Rita de Cássia, roubada há seis anos de uma igreja na zona rural de Mariana (MG), tombada pelo órgão federal.
A imagem, esculpida em madeira por um artista anônimo do século 18, mede 65 centímetros de altura e seria leiloada na segunda-feira passada em um antiquário da capital paulista.
Um telefonema anônimo para o escritório do Iphan de São Paulo evitou que ela fosse vendida.
O leiloeiro Paulo Louvatto disse que a peça foi retirada do leilão assim que recebeu a informação do Iphan de que ela poderia ser a mesma, cuja descrição está no site do órgão na Internet, no endereço www.iphan.gov.br/bancodedados/bensprocurados, o que foi confirmado anteontem.
Segundo Louvatto, a peça estava avaliada em R$ 15 mil devido a sua antiguidade e ela lhe foi entregue por um colecionador, cujo nome não foi divulgado.



Texto Anterior: Caminho por terra é festival de buracos
Próximo Texto: Meio ambiente: Ibama multa ferrovia em R$ 3,5 mi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.