UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Diretrizes para reanimação estão mais simples

DA REPORTAGEM LOCAL

As diretrizes internacionais para reanimação dirigidas a leigos foram simplificadas em 2000. Deixou de ser necessária, por exemplo, a verificação da inexistência de pulso (batimentos) para o início da manobra de compressão cardíaca.
Vários estudos mostravam que os socorristas leigos levavam muito tempo verificando a ausência do pulso. Falhavam uma vez em cada dez tentativas de checá-la. Muitos acabavam confundindo os próprios batimentos com os da vítima.
Segundo Amélia Gorete Reis, do CNR (Conselho Nacional de Ressuscitação), se a vítima não responde, tosse, ou mexe o corpo, a manobra de compressão deve começar.
Enquanto nos EUA milhões fazem cursos de suporte básico de vida (o SBV) todos os anos, no Brasil foram treinados 7.500 leigos de julho de 96 até hoje, contabiliza o presidente do conselho, Edison Paiva. A entidade formada há dois anos treina profissionais de saúde e leigos por meio de centros de formação no país inteiro. Representa a Fundação Interamericana do Coração no Brasil. Segundo Paiva, a entidade espera mais apoio governamental para expandir programas.

Software
Um software criado pela pediatra Carla de Assis ensina, por meio de animações, como aplicar o suporte básico de vida em crianças. O programa pode ser acessado pelo endereço eletrônico www.virtual.epm.br/ material/sbv.
Elogiado por membros do conselho, ele apresenta informações por faixa etária da criança e o tipo de situação de risco (engasgo e acidente, por exemplo). Em alguns momentos a linguagem é pouco acessível ao leigo, mas é possível ativar o glossário.
"Queria fazer algo que fosse útil. E isso todos precisam saber", diz Assis, aluna da pós-graduação em Informática Médica da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).


Informações sobre cursos de SBV: CNR: 0/xx/11/5561-1566; Incor: 0/xx/ 11/3069-5337; Sociedade Brasileira de Cardiologia: 0/xx/11/3849-6438; Unifesp: 0/xx/11/5571-5843; HC Ribeirão Preto: 0/xx/16/602-2721


Texto Anterior: Saúde: Aprender a socorrer criança é fazer "seguro"
Próximo Texto: Asfixia mata 9.000 bebês por ano
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.