UOL


São Paulo, domingo, 23 de março de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidadania existe há 28 séculos

DA REPORTAGEM LOCAL

As organizações não-governamentais como se conhecem hoje surgiram há pouco mais de 30 anos, mas o conceito de cidadania defendido por essas entidades tem 28 séculos. São os discursos dos profetas hebraicos Isaías e Amós, que têm livros homônimos na Bíblia, os primeiros registros históricos sobre o tema.
Essa é uma das teses defendidas pelo livro "História da Cidadania", da Editora Contexto, uma coletânea de textos coordenada pelos historiadores Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky, professores-doutores da Unicamp.
Entre os 24 colaboradores do compêndio, que analisa da pré-história da cidadania ao terceiro setor, estão o escritor Moacyr Scliar, o economista Paul Singer e o advogado Rubens Naves.
"Os profetas mostravam um Deus que exigia um novo código de conduta, o zelar pela viúva, por exemplo", afirma Jaime Pinsky.


Texto Anterior: Líderes viajarão para os EUA
Próximo Texto: Gastronomia: Comida envolve paixões e dinheiro
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.