São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Vida privada fica exposta, diz socióloga

DE SÃO PAULO

Mesmo motivados pela boa intenção de proteger a família, ao sinalizar que aquele carro leva crianças, os pais praticam uma exposição desnecessária de seus parentes.
A afirmação é da psicóloga Rosa Lucila Fernandes y Freitas, doutora em sociologia da telecomunicação.
"O bandido vai enxergar como um aviso de que ali há crianças a serem sequestradas. A exposição do privado agora é um valor. Veja o "BBB': as pessoas se autoafirmam no escândalo."
A professora de semiótica da PUC-SP Lucia Santaella concorda e vai além: "Isso está ligado ao problema da falta de identidade. É um reflexo do que ocorre nas redes sociais, em que a pessoa constrói perfis com informações suas. É o mundo virtual influenciando a vida real."
Para o capitão Emerson Massera, porta-voz da PM, os adesivos podem facilitar o trabalho de criminosos. "Para o golpista, é uma informação a mais."
No entanto, de acordo com o capitão, a Polícia Militar não tem dados que demonstrem que esses adesivos estejam ou tenham sido usados por criminosos com o objetivo de praticar crimes.


Texto Anterior: Bonecos adesivos "família feliz" viram moda no trânsito
Próximo Texto: Mortes
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.