São Paulo, quarta-feira, 23 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

ilustrada em cima da hora

Diretor da animação "Rio" refuta comparações com Zé Carioca

DO RIO - O diretor da animação "Rio", Carlos Saldanha, refutou ontem que a arara Blu, personagem principal do filme, seja uma recriação do papagaio Zé Carioca, concebido pelos estúdios Walt Disney na década de 1940.
Segundo ele, o personagem da Disney não tem a mesma complexidade da arara. "O nosso personagem tem uma história por trás", diz.
Na animação, Blu nasce no Rio, mas é criada nos Estados Unidos como animal de estimação e retorna ao país aos 15 anos, quando aprende a voar e resgata sua identidade.
Saldanha disse não fazer sentido uma suposta carona no sucesso de Zé Carioca, já que o personagem não é mais representativo para os americanos. "Ele é mais conhecido no Brasil que nos Estados Unidos", afirma o diretor.
Saldanha disse que a ideia inicial de "Rio" era fazer um filme sobre um pinguim trazido por correntes marítimas.
O argumento foi alterado porque, nos últimos anos, surgiram várias animações que tratavam de pinguins.
Saldanha disse que tentou recriar o Rio da maneira mais próxima possível da realidade. Ele minimizou a interferência dos produtores da Fox, que pediram, por exemplo, que o tamanho do biquíni das mulheres fosse aumentado. "Isto não muda a percepção geral", diz.
A pré-estreia mundial do filme estava marcada para ontem à noite no Rio. Para a festa, chegaram à cidade os atores Anne Hathaway, Jesse Eisenberg, Jamie Foxx, Leslie Mann, que dublam personagens na animação. O brasileiro Rodrigo Santoro também está no time de dubladores.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Fuvest convocou 479 alunos sem ensino médio para USP
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.