São Paulo, quarta-feira, 23 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orientação é que se evite local fechado

Segundo especialistas, em caso de terremoto, deve-se procurar área livre, longe de edifícios

Pessoas devem apagar fogo que estiver aceso em casa, desligar o gás para evitar vazamento e tirar aparelhos elétricos da tomada

DA REPORTAGEM LOCAL

Em caso de terremoto, é importante que as pessoas fiquem atentas a algumas recomendações para se proteger.
O ideal, de acordo com especialistas, é procurar sempre uma área livre para ficar -de preferência longe de edifícios, muros, linhas de transmissão, árvores e monumentos.
A população deve apagar qualquer fogo que estiver aceso em casa e desligar o gás para evitar vazamentos. Além disso, deve tirar equipamentos eletrônicos das tomadas.
Se estiver em casa, é bom afastar objetos que possam cair, como quadros e armários altos, e ficar embaixo de uma mesa resistente (se possível com a cabeça coberta por uma almofada ou toalha). Outra possibilidade é ficar embaixo do batente de uma porta. É bom tomar cuidado, também, com as janelas, já que os vidros podem se quebrar.
Especialistas recomendam que as pessoas que moram ou trabalham em prédios desçam para o térreo, mas evitem o uso de elevadores.

Japão
No Japão, a população está acostumada com a possibilidade de terremotos e as crianças são orientadas já na escola sobre como se proteger. Uma das dicas recorrentes aos japoneses é de abrir as portas durante o abalo para garantir as rotas de fuga.
É sugerida também a colocação de capacete ou toalha para proteger a cabeça. E deixar sempre à mão uma mochila de emergência com água, alimentos perecíveis, roupas, remédios, documentos e dinheiro.


Texto Anterior: Saúde
Próximo Texto: Gilberto Dimenstein: Máquina do sonho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.