São Paulo, sexta-feira, 23 de abril de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeitura promete, de novo, mais vagas nas pré-escolas

Ideia é atender mais 80 mil crianças nas unidades de São Paulo; fila de espera já é de 45 mil alunos

FÁBIO TAKAHASHI
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), anunciará nos próximos dias novas pré-escolas, na tentativa de acabar com o deficit de vagas para crianças de 4 e 5 anos.
Estão previstas 80 mil novas vagas, ante uma fila de 45 mil. As regiões com maior demanda receberão mais obras.
O volume de novas vagas será superior à atual fila para tentar desafogar unidades sobrecarregadas. O projeto chegou a ser apresentado em 2009, mas só agora foi finalizado. Conforme a Folha informou ontem, a fila no ensino infantil cresceu neste ano. Zerar o deficit é uma das promessas de Kassab.
As 134 novas pré-escolas deverão estar todas entregues apenas no início de 2012. Oito estão em construção.
Na zona sul, que possui o maior deficit da cidade, serão 61 novas escolas. O centro, com a menor demanda, terá só uma.
A prefeitura já cortou vagas em escolas sobrecarregadas, pois contava que as novas unidades já estivessem prontas. Como as obras atrasaram, o total de matrículas caiu. A gestão diz ter tido dificuldade para liberar os terrenos. "Quando concluídas essas obras, [será] definitivamente a solução para a questão das Emeis [pré-escolas]", afirmou ontem o prefeito.
Para as creches (de 0 a 3 anos), a Folha apurou que a intenção é alugar prédios da iniciativa privada, que, segundo a gestão, tem mais velocidade para fazer as obras.


Texto Anterior: Governo pede que vacinação contra gripe vá até amanhã
Próximo Texto: Diretores de escolas recorrem a tutores para gerir melhor
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.