São Paulo, quinta-feira, 23 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PASQUALE CIPRO NETO

Acerca de, a cerca de, há cerca de...

Frequentemente, os leitores me pedem que trate do trio formado pelas expressões que estão no título deste texto.
Vamos lá, pois. Comecemos pela expressão "acerca de". Antes, é bom dizer que, sozinha, a palavra "acerca" tem uso restrito. Nos dicionários, costuma aparecer com a observação "ant." ("antigo"). O "Aurélio" diz que "acerca" significa "a pequenina distância"; "perto"; "quase". Na língua de hoje, "acerca" costuma fazer parte da locução "acerca de", que equivale a "sobre", "a respeito de", "quanto a", "relativamente a": "Gosta de discutir acerca dos problemas alheios"; "Ainda não temos posição acerca disso".
É bom lembrar que, no caso do emprego de "quanto a" com o sentido de "a respeito de", é preciso levar em conta o que vem depois do "a" para que se empregue (ou não) o acento indicador de crase. Em "Não se manifestou quanto à decisão do presidente", basta trocar "decisão", substantivo feminino, por um masculino, como "projeto" ("Não se manifestou quanto ao projeto do presidente"), para que se perceba que é necessário o emprego do acento.
Em "Não se manifesta quanto a problemas como esse", a história muda; não há acento. "Problemas" é palavra masculina.
Passemos à expressão "cerca de", que significa "aproximadamente", "mais ou menos": "Ela tem cerca de 40 anos"; "Fiquei lá cerca de seis horas". Pois é aqui que começam os problemas. O primeiro deles diz respeito ao emprego dessa expressão. Dia desses, num texto jornalístico, informava-se que a discografia de certo cantor era composta de "cerca de 17 discos". A expressão "cerca de" costuma ser usada para arredondar, o que não parece ser o caso de "17", número um tanto preciso. Pior ainda, outro texto (também jornalístico) informava que a renda de determinada família era de "cerca de R$ 1.437,54 por mês". É muita precisão para que se empregue "cerca de".
Bem, se "cerca de" significa "aproximadamente", numa frase como "Estávamos a aproximadamente cem quilômetros de Salvador" teremos a expressão "a cerca de" (é bom repetir: "a cerca de", e não "acerca de") se substituirmos "aproximadamente" por "cerca de", certo? Ufa! Se você se perdeu, releia o período anterior. Releu? Entendeu? Vamos lá: "acerca de" significa "a respeito de"; "a cerca de" significa "a aproximadamente": "Ficamos a cerca de 15 metros da principal queda d'água". Ficou claro agora?
No fundo, no fundo, sabemos que isso talvez não passe de filigrana gráfica, mas é bom evitar problemas e escrever como se deve e, melhor ainda, entender o que ocorre com a transformação de "acerca de" em "a cerca de".
E "há cerca de"? Em que casos se emprega? Não é difícil deduzir, é? Veja este caso: "Há cerca de 2 milhões de desempregados em São Paulo". O que se tem aqui é simplesmente a forma verbal "há" (equivalente a "existem", no caso), seguida da expressão que arredonda a quantidade.
Para encerrar (e antes que me esqueça), pode haver acento indicador de crase no "a" de "a cerca de", numa frase como "Estamos a cerca de duas horas do início da solenidade"? Pense comigo: se "à" é o resultado de "a" + "a", a resposta só pode ser não. Como encontrar um artigo feminino singular antes de "cerca de duas horas"? Parece difícil. Esse "a" é apenas uma preposição. É isso.


Pasquale Cipro Neto escreve nesta coluna às quintas-feiras.
E-mail - inculta@uol.com.br


Texto Anterior: Peralta receberia um quarto do valor do resgate
Próximo Texto: CET altera sentido de ruas do Morumbi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.