São Paulo, domingo, 23 de junho de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Especialistas selecionam propostas

DA REPORTAGEM LOCAL

Instituído em 1989, o Prêmio Criança homenageou, em suas 12 versões anteriores, 48 projetos e pessoas físicas que se destacaram pela defesa dos direitos da criança e do adolescente.
Até 2000, qualquer pessoa podia fazer uma indicação. Essas indicações eram julgadas por um comitê formado por integrantes da própria fundação Abrinq, e quatro eram premiadas.
Entre os agraciados estão a escritora Ana Maria Machado, o projeto Axé, o sociólogo Herbert de Souza e a Edisca (Escola de Dança e Integração Social para Criança e Adolescente), de Fortaleza (CE).
A partir deste ano, as próprias instituições e pessoas físicas devem enviar suas inscrições. A premiação agora é temática, por faixa etária -neste ano, foram selecionados projetos que beneficiam crianças de zero a seis anos.
Outra inovação é a divisão por categorias. As desta edição são Saúde do Bebê e da Gestante, Violência Doméstica, Convivência Familiar e Comunitária e Educação Infantil.
Os 16 finalistas receberam visitas técnicas de especialistas nas quatro categorias. Foram convidados especialistas em questões de crianças de zero a seis anos que, reunidos em comitês técnicos, elaboraram critérios específicos para cada uma das categorias.
Com o regulamento de participação, divulgado na inscrição, esses critérios orientaram o trabalho de profissionais convidados, que analisaram as iniciativas. A participação deles foi voluntária.
Segundo Ana Maria Wilheim, "as mudanças estão ligadas aos novos rumos da fundação, à evolução da área social no Brasil e ao trabalho das entidades civis".
A estatueta que os premiados recebem também mudou. A peça em vidro, desenhada pelo casal Elizabeth e Eduardo Prado, substitui o troféu em madeira e pedras do artista plástico Otavio Roth.
A idéia inicial é que a próxima edição da premiação, que deve ocorrer em 2004, seja dedicada a projetos relacionados aos direitos dos adolescentes.



Texto Anterior: Os 16 finalistas do Prêmio Criança 2002
Próximo Texto: Infância: Abrinq quer influenciar políticas públicas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.