São Paulo, segunda-feira, 23 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Visita do príncipe Naruhito reúne 75 mil no interior do Paraná

Daniel Castellano/Gazeta do Povo
Naruhito quebrou o protocolo novamente e cumprimentou o público em cerimônia no Paraná


JOSÉ MASCHIO
DA AGÊNCIA FOLHA EM LONDRINA E ROLÂNDIA

O príncipe Naruhito, herdeiro do trono japonês, foi recebido na tarde de ontem por 75 mil pessoas em Rolândia, norte do Paraná, segundo a avaliação da PM do Estado. Na cidade, o príncipe participou do lançamento da pedra fundamental do parque temático Yumê e plantou uma cerejeira, árvore simbólica na cultura oriental.
Pela manhã, em Londrina (381 km ao norte de Curitiba), o príncipe já havia participado da inauguração da praça Tomi Nakagawa, em homenagem aos imigrantes japoneses.
Na cerimônia, que reuniu cerca de 5.000 pessoas, o príncipe Naruhito voltou a quebrar o protocolo, como já havia feito em São Paulo, e cumprimentou o público.
O imigrante Haruo Toketomi, 89, foi um dos que receberam um aperto de mão do príncipe. Para ele, cumprimentar o futuro imperador japonês foi ""uma coisa inesperada e emocionante".
Em Rolândia, onde houve a solenidade oficial da visita do príncipe ao Paraná, o governador Roberto Requião (PMDB) e o vice-presidente da República, José Alencar (PR), aproveitaram os discursos para criticar as recentes medidas anti-imigração da União Européia.
Alencar disse que o bom relacionamento entre Brasil e Japão deveria servir de ""exemplo" aos europeus.

Gafe
O vice-presidente foi responsável também por uma gafe em Rolândia. José Alencar discursou como se ainda estivesse em Londrina, fazendo alusões à praça inaugurada pela manhã e à história da família Nakagawa, pioneira daquela cidade.
No início da noite, o príncipe viajou a Maringá (420 km a noroeste de Curitiba) onde ainda iria visitar uma árvore, também uma cerejeira, que plantou na cidade em 1982, quando esteve no Paraná pela primeira vez.
O roteiro da visita oficial do príncipe continua hoje com uma passagem por Belo Horizonte e termina no Rio de Janeiro. Naruhito deve retornar ao Japão na quarta-feira.


Texto Anterior: 4 morrem em naufrágio no litoral de Santa Catarina
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.