São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Recursos são insuficientes, diz hospital

DA REPORTAGEM LOCAL

Michel Matar Vieira, diretor clínico do Hospital Psiquiátrico Charcot, na zona sul de São Paulo, disse que os valores pagos pelo SUS -R$ 28 de diária por paciente- são insuficientes para a assistência adequada aos seus 200 internos.
Sua equipe assumiu a instituição há seis meses, após uma intervenção por conta de problemas da diretoria anterior. "Não temos dinheiro. Não faltam insumos, mas falta gente."
Vieira reconheceu que o hospital precisaria de no mínimo cinco psicólogos -hoje há dois e estagiários- e cinco terapeutas ocupacionais -hoje há dois também.
Segundo o diretor, há 40 pacientes-residentes no local. Ele afirmou que a prefeitura prometeu oito vagas em residências terapêuticas -repúblicas para pacientes. A promessa não foi concretizada ainda.
O médico informou que há atividades sempre pela manhã -o que não foi constatado pelos conselheiros- e que está melhorando as refeições -hoje, afirma, já é permitido repetir o arroz e feijão. Vieira negou o abuso de remédios.
A prefeitura do município, gestora da rede hospitalar, e o Ministério da Saúde, que define o valor das internações, não se manifestaram ontem, apesar de procurados.


Texto Anterior: Saúde: Fiscalização vê "depósito" de doentes mentais
Próximo Texto: Promotoria move ação contra reajuste de plano da Itaú Seguros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.