São Paulo, domingo, 23 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Principal queixa dos homens é falta de informação na realização do pré-natal

DA REPORTAGEM LOCAL

A principal queixa dos pais de primeira viagem com relação à amamentação é a falta de informação sobre o assunto durante o período de pré-natal. Segundo a socióloga da Unicamp Graciana Alves Duarte, que estudou o comportamento de casais que passavam pela experiência com o primeiro filho, muitos não sabiam como reagir quando surgiram os primeiros problemas da amamentação.
"Os pais diziam que durante o pré-natal tanto eles como os médicos estavam mais preocupados em falar sobre a saúde do bebê, da mãe e de como seria o parto. Claro que falavam da importância da amamentação, mas sem detalhar possíveis dificuldades", disse.
Segundo Graciana, os pais procuravam o berçário quando o leite empedrava, o bico do seio rachava, ou a mãe sentia algum tipo de dor e desconforto durante a amamentação. "Percebemos que isso acontecia porque os pais acreditavam que o processo de amamentação aconteceria naturalmente depois do parto, sem nenhuma intercorrência", afirmou.
Segundo a socióloga, na pesquisa ficou constatado que a maioria das mães procuravam informações sobre aleitamento em revistas, na internet, em livros e em cursos. "Eles [os pais] achavam que esse era um assunto para ser discutido só depois que o bebê nascesse."


Texto Anterior: Passei por isso: "Meu marido sempre foi bastante participativo"
Próximo Texto: Mais saudável: Pesquisa liga enxaqueca a doenças cardíacas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.