São Paulo, sexta-feira, 23 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AMBIENTE

Veterinários tentam salvar pinguins resgatados no litoral

DE SÃO PAULO - O Ibama disse ontem que já foram recolhidos 569 animais marinhos -entre pinguins, tartarugas e golfinhos- no litoral paulista desde o último dia 6.
Desse total, 2% são resgatados vivos e passam por tratamento. Mas poucos sobreviverão: seis em cada dez morrem nas primeiras 48 horas.
Eles fogem das baixíssimas temperaturas registradas no inverno da Patagônia e, ao chegar a SP, encontram problemas diversos, como alimentos inadequados.
Os veterinários do Aquário Municipal de Santos divulgaram o laudo da necropsia de 15 pinguins e uma tartaruga-verde. As causas das mortes foram ingestão de lixo, desnutrição, desidratação, parasitas e um caso de doença pulmonar.
A tartaruga-verde, segundo os veterinários, morreu de hemorragia intestinal após ingerir lixo. Os animais também sofrem de desnutrição.
A veterinária do Cram (Centro de Reabilitação de Animais Marinhos), Andréa Maranho, diz que é comum aparecerem animais marinhos mortos na região Sudeste nesta época do ano. "Com essa frente fria forte, os animais ficam mais cansados e não conseguem se alimentar direito."


Texto Anterior: Rio: 8 taxistas são indiciados em caso de agressões a colega no Galeão
Próximo Texto: Piloto de avião vai ter de fazer antidoping
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.