UOL


São Paulo, sábado, 23 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

SEGURANÇA

Resolução não foi divulgada pelo governo

Garotinho quer voluntários no patrulhamento de ruas do Rio

SERGIO TORRES
DA SUCURSAL DO RIO

Criado pela governadora do Rio, Rosinha Matheus (PMDB), o Depaz (Departamento de Voluntários da Paz) participará do patrulhamento de áreas públicas.
A novidade está na Resolução 640 do secretário estadual de Segurança, Anthony Garotinho, publicada em 1º de agosto no "Diário Oficial" do Estado. Inicialmente, a atuação dos voluntários ficaria restrita a serviços internos da PM (Polícia Militar).
Como aconteceu quando Rosinha baixou o decreto criando o Depaz, em 30 de junho, a resolução foi mantida em sigilo pelo governo estadual, que não a divulgou em seus informes diários.
A resolução anuncia a contratação de 7.954 voluntários, escolhidos entre os recrutas dispensados pelas Forças Armadas após o cumprimento do serviço militar obrigatório. O efetivo do Depaz equivalerá a 20% do da PM (cerca de 37 mil policiais).
Em uma primeira fase, serão admitidos 660 recrutas, que deverão passar por uma seleção. Os aprovados serão submetidos a 90 dias de treinamento e receberão salário mensal de R$ 300.
O artigo 8ª da resolução é claro: "A prestação de serviços dos Voluntários da Paz", em parceria com a PM, "será desempenhada tanto nas atividades administrativas quanto nas vias públicas".
O presidente do Clube dos Oficiais da PM, coronel Paulo Monteiro, questiona a contratação. "Não nos parece correto colocar voluntários sem treinamento adequado. O que eles farão nas ruas?"
Nos três últimos dias, a Folha tentou ouvir a Secretaria de Segurança, mas não obteve sucesso.


Texto Anterior: Servidores estaduais anunciam greve na 2ª
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.