São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Passei por isso

"Fiz tratamento para conseguir engravidar", diz mãe

DA REPORTAGEM LOCAL

Na adolescência eu tinha problema para menstruar, não tinha dia certo. A primeira veio aos 10 anos, achei que meu corpo ia se adaptar e não liguei. Mas, depois, tive problemas para engravidar.
Primeiro, fiz um tratamento com um ginecologista por três anos, mas não deu muito certo. Eu tinha problema de ovário policístico, e ele pedia ultra-sonografias e me receitava anticoncepcionais.
Eu, antes, estava tentando engravidar, mas, depois, não podia, porque estava tomando anticoncepcionais.
Mudei de médico e comecei a tomar indutor de ovulação e, nos últimos dois meses do tratamento, recebi duas injeções. Foram nove meses de tratamento e, ao final, eu já estava grávida de quase dois meses.
Tinha um pouco de sobrepeso quando jovem. Quando casei, pesava 58 kg. Fui engordando e, quando engravidei, estava com 60 kg, depois, cheguei a 97 kg.
Hoje, após superar esses problemas, tenho dois filhos. Acho que toda jovem com problemas de menstruação deve procurar um ginecologista, e aconselho as mulheres a fazerem um exame pré-nupcial.

Texto Anterior: Saúde/Fertilidade: Jovens com peso "anormal" têm menos filhos, diz estudo
Próximo Texto: Excesso ou déficit de peso afeta até menstruação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.