São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Excesso ou déficit de peso afeta até menstruação

DA REPORTAGEM LOCAL

Se de um lado o excesso de peso pode causar problemas de fertilidade, o déficit também é capaz de gerar conseqüências. Anoréxicas, atletas de alta performance -como maratonistas- e pessoas com desnutrição são candidatos a ter problemas de menstruação.
Segundo o ginecologista Tsutomu Aoki, uma pessoa que pratique esportes de forma muito intensa sofre um problema hormonal, reduzindo a produção dos hormônios precursores do estrógeno, e pode ter seu ciclo reprodutivo afetado. "Algumas atletas maratonistas nem menstruam", diz.
A carência de alimentos também pode dificultar a regulação do ciclo menstrual além de inibir a ovulação.
No caso dos homens, tanto a obesidade quanto a desnutrição afetam a qualidade e a quantidade de espermatozóides, segundo o especialista em reprodução humana Edson Borges Júnior.
Dados do IBGE, referentes aos anos de 2002 e 2003, mostram que 5,8% dos brasileiros entre os 10 e os 19 anos tinham peso abaixo do normal. Pela escala usada pelo instituto, 10,4% tinham sobrepeso e 17,9% tinham excesso de peso.

Texto Anterior: Passei por isso: "Fiz tratamento para conseguir engravidar", diz mãe
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.