São Paulo, domingo, 23 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONSEGUI

Saudades da tragada

RICARDO MELO
SECRETÁRIO-ASSISTENTE DE REDAÇÃO

Parar de fumar não é fácil, já vou avisando. Palavra de quem, durante 34 anos, resistiu a velhas ladainhas e se rendeu aos encantos do tabaco. Diziam que beijar um fumante equivalia a degustar cinzas e que, com meus dois maços ao dia, não conseguiria sentir sabores verdadeiros e o cheiro das flores, por exemplo. Como a família já tem o seu gourmet, nunca quis ser jardineiro e tampouco faltam mulheres ávidas para ter um cinzeiro como acompanhante, tais conversas só me davam vontade de acender mais um correndo.
Sinto informar o governo e seus publicitários que também nunca me impressionaram aquelas fotos de mau gosto, com gente morta-viva agonizando. Sempre soube que o fumo "faz mal" -mas também "faz bem". Conforme a situação, a nicotina estimula, ou então relaxa, e está sempre pronta a te acompanhar em momentos de angústia, solidão ou euforia. Só quem já fumou conhece as delícias que uma tragada na hora certa pode proporcionar.
Até o dia em que os malefícios parecem suplantar os benefícios. Assim aconteceu comigo. A respiração começou a falhar, e falta de ar sempre foi algo que me apavorou. Resolvi então parar, não por medo de um câncer futuro (quem viverá para sempre?), mas por temor de um enfisema no presente -embora os médicos me assegurassem que meus pulmões davam inveja a não-fumantes.
E há três anos parei.
Minha receita? Nada de remédios, acupunturas (odeio que me espetem!) ou coisas semelhantes. Caso você queira parar de fumar, ponha na cabeça que o cigarro, assim como o resto, deve servir a você, e não o contrário. No início será penoso, como toda despedida. Mas a sensação de liberdade de poder dormir e acordar longe de um maço pode, quem sabe, valer a pena tamanho esforço.
A má notícia é que você provavelmente terá um raciocínio mais lento, perderá um companheiro fiel, silencioso, e sonhará quase toda noite com o cigarro. Terá mais saúde física, é verdade, mas em compensação abrirá mão de momentos prazerosos. Sinceramente, nesse mundo cada vez mais aborrecido uma tragada dá saudades.

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Até trancar maço em armário é tática
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.