São Paulo, sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

NÃO AO CARRO

Outro tipo de transporte pode fazer a cidade ter uma vida melhor

WILLIAN CRUZ
ESPECIAL PARA A FOLHA

Usar outros meios de transporte que não o automóvel traz diversos benefícios pessoais e coletivos. O ponto comum é um gasto muito menor. E adotando bicicleta ou o pedestrianismo, há ainda economia de tempo e previsibilidade no deslocamento.
Além de usar melhor seu dinheiro, passa a ter mais tempo para você e sua familia. Libertando-se dos congestionamentos, logo nota-se diminuição do estresse e melhora no humor, que têm como consequência maior disposição e produtividade.
Quanto menos os carros forem utilizados, menos congestionamentos e poluição. Um ônibus carrega dezenas de pessoas, que se estivessem cada qual em seu carro emitiriam muito mais poluentes.
Diminui-se também acidentes e mortes no trânsito. O viário passa a ser melhor aproveitado. A área necessária para estacionamento diminui, permitindo calçadas maiores e ciclofaixas. Custos com saúde pública diminuem. Todos passam a sentir e viver mais sua cidade.
Mas para isso é preciso mudar o paradigma sobre o qual a cidade vem sendo construída há mais de 50 anos.
Quanto mais se oferece infraestrutura para os automóveis, como avenidas, viadutos e túneis, mais automóveis preenchem o espaço criado e mais o problema se agrava.
Infraestrutura gera demanda. A que tem sido criada estimula um uso cada vez maior do automóvel e da moto.

WILLIAN CRUZ cicloativista, criador do site Vá de Bike


Texto Anterior: Lentos e furiosos
Próximo Texto: Sim ao carro: Quem inventou o Dia Mundial Sem Carro não tinha o que fazer
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.