São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Esgoto intedita lago no parque há 8 anos

Rogério Cassimiro/Folha Imagem
Lixo despejado por visitantes do Parque Estadual do Jaraguá se acumula nas margens de lago


DA REPORTAGEM LOCAL

Esgoto, espuma, garrafas PET e até bonecas sem cabeça. Os objetos dentro da água, que lembra o rio Tietê em menor escala, são vistos no córrego que passa dentro do Parque Estadual do Jaraguá e deságua num de seus lagos.
Em outubro de 1997, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente interditou toda a área de visitação pública do Parque Estadual do Jaraguá depois que ocorreu uma mortandade de peixes do lago por causa do esgoto.
Apesar de o fato ter ocorrido há oito anos, o problema ainda não se resolveu e a visitação na área do lago está proibida até hoje.
Outro problema do parque são os brinquedos enferrujados e quebrados -há balanços e gangorras nessa situação. E, apesar da proibição de visitas, é possível ver pessoas descendo de bicicleta, skate e patins a estrada que leva até o pico do Jaraguá.
Segundo a geógrafa Kátia Mazzei, responsável do Instituto Florestal pelo parque, existe a intenção de reintegrar o lago à visitação. Mas é necessário antes fazer uma obra, externa ao parque, para resolver o problema do esgoto. "Nem todo esgoto do bairro Chica Luisa está ligado à rede de esgoto. Com as obras que já foram planejadas, melhoraria em 80% a questão dos efluentes jogados, o que seria bastante significativo."
Ela diz que existe também um projeto de revitalização do parque, que deve ser executado até o final de 2006. O plano prevê substituição de brinquedos, reforma de sanitários e melhorias no paisagismo. "Os recursos para o projeto devem vir da compensação ambiental do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas." (AB)


Texto Anterior: Dez palmeiras foram cortadas irregularmente
Próximo Texto: Saúde - Prevenção: Exame que usa acupuntura ajuda a prevenir doenças
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.