São Paulo, domingo, 23 de outubro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAÚDE

PREVENÇÃO


Equipamento, aprovado pela Anvisa, faz teste computadorizado do estado dos órgãos

Exame que usa acupuntura ajuda a prevenir doenças

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Um equipamento que une a moderna tecnologia alemã com os milenares conhecimentos chineses da acupuntura é capaz de dizer como anda seu organismo e detectar se 20 órgãos ou tecidos estão perdendo a vitalidade.
Chamado Meridian e presente em sete clínicas do país, o aparelho -aprovado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária- mede nos meridianos do corpo usados pela acupuntura como está a saúde dos órgãos.
Esses meridianos são canais de energia do corpo e estão nas partes interna e externa dos dedos dos pés e das mãos. A parte externa dos dedos mínimos das mãos, por exemplo, mostra como está o intestino delgado, enquanto a interna representa o coração.
Uma caneta acoplada ao computador toca nesses meridianos e capta o impulso elétrico que o órgão gera. Quanto maior o impulso, maior a atividade do órgão.
Uma hiperatividade pode significar que o órgão está reagindo a uma infecção. A baixa atividade, por sua vez, pode indicar que o órgão não realiza bem suas funções, por motivos como má-alimentação ou sedentarismo.
"Qualquer início de doença parte do sistema energético", diz o cardiologista Antonio Carlos Ruffolo, diretor do centro de medicina avançada da clínica Belmonte, de São Paulo, que usa o aparelho. "É por isso que o Meridian previne doenças como a gastrite."
Segundo Ruffolo, um órgão primeiro perde energia e só depois fica doente. Assim, é possível tratá-lo antes de a doença surgir. "Além disso, não é preciso procurar vários médicos para um check-up. Com o diagnóstico, solicitamos somente os exames dos órgãos com alteração."
O cardiologista diz que quase 100% dos exames laboratoriais, como o de colesterol, confirmam o Meridian. "Com isso, definimos o tratamento que combina remédios fitoterápicos, uma dieta só com alimentos tolerados pelo paciente e a nutrição celular." A duração varia a cada caso.
A nutrição celular é feita com remédios à base de lisados -elementos obtidos de partes de células animais ou vegetais e capazes de regenerar um tecido doente.
Já a dieta com alimentação tolerada se baseia em outro exame do Meridian. Nesse teste, colocam-se na máquina 51 tipos de alimento diluído ou vitaminas e minerais.
O equipamento "lê" o impulso elétrico do alimento e o envia ao organismo do paciente, que, em seguida, "responde" se a pessoa tolera ou não aquele alimento. Se o paciente come algo que não tolera, seus órgãos trabalham mais do que deveriam para processá-lo. Por isso, o tratamento inclui uma dieta rígida.


Texto Anterior: Esgoto intedita lago no parque há 8 anos
Próximo Texto: Perguntas e respostas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.