São Paulo, terça-feira, 23 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Produtos podem provocar náuseas e até inflamações

MÁRCIO PINHO
DA REPORTAGEM LOCAL

Mesmo consumidas em pequenas quantidades, a soda cáustica e a água oxigenada são prejudiciais ao organismo e podem causar vômitos, náuseas e enjôos, segundo especialistas ouvidos ontem pela Folha.
Em grandes concentrações, poderiam inflamar as mucosas do sistema gastrointestinal e causar esofagite e gastrite, de acordo com Dan Waitzberg, presidente do Ganep (Grupo de Nutrição Humana).
Apesar dos perigos envolvidos, ele diz que os produtos não deixam resíduos no organismo, e que apenas quem apresentar sintomas como náuseas, enjôos e vômitos deve procurar um médico. O primeiro passo, porém, segundo ele, é interromper o consumo de qualquer tipo de leite que comprovadamente tenha as substâncias.
Waitzberg diz que o risco de efeitos colaterais depende de quem toma e da capacidade de defesa do organismo.
A professora Mirna Lúcia Gigante, que estuda a área de tecnologia de leite e derivados na Unicamp, afirma que a água oxigenada e a soda cáustica estão como "contaminantes no leite". Ela diz que a soda é usada para limpar os equipamentos usados na industrialização do leite. Segundo a professora, ferver o leite contaminado não tem eficácia nesses casos.
O diretor da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Edson Credidio afirma que essas substâncias não estão autorizadas para o consumo no Brasil e que podem acarretar uma série de problemas.
"A soda cáustica é uma base potente e que pode alterar o equilíbrio ácido/básico do corpo. Em grande concentração, pode lesar a mucosa do sistema gastrointestinal, causando até perfurações", afirma.


Texto Anterior: Outro lado: Leite não tem substâncias ilegais, diz empresa
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.