São Paulo, sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EM DOIS ANOS

Bolsas de residência médica deverão mais que dobrar

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O número de bolsas de residência médica deverá mais do que dobrar nos próximos dois anos. O objetivo é passar das atuais 1.700 vagas anuais financiadas pelo governo federal para 3.700. Seriam mil a mais em 2010 e outras mil em 2011.
Como os programas de residência duram mais de um ano, a estimativa do Ministério da Educação é que a oferta de bolsas fique em 9.200. Isso cobriria praticamente todos os alunos que se formam em medicina, tendo como base o censo da educação superior de 2007, o último divulgado, que apontou 10.133 formandos na área.
A ideia é que as novas bolsas sejam destinadas principalmente a Norte, Nordeste e Centro-Oeste. As três regiões concentram 43% da população, mas só 30% dos médicos, segundo dados oficiais.
O valor da bolsa de residência é de R$ 1.900 mensais com benefícios que podem chegar a R$ 300.

Mestrado profissional
A Capes lançou ontem edital para credenciar residências médicas como mestrados profissionais. Poderão se candidatar instituições públicas e privadas que tenham pós-graduação reconhecida pela agência de fomento.


Texto Anterior: Polícia detém 7 no 6º dia de ações no Rio; mortes já são 35
Próximo Texto: Prova terá peso maior para docente que disputar reajuste
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.