UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Interpretar texto é importante

DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira fase da Unicamp, com 50.549 inscritos para 2.934 vagas, privilegia a capacidade de interpretar textos e de articular os pensamentos para a elaboração das respostas. Os conteúdos das disciplinas não costumam ser muito explorados nesta fase, sendo mais abordados na segunda.
Além das 12 questões, o aluno terá de fazer também uma redação. Outra diferença do vestibular da Unicamp em relação a outras instituições, como a Fuvest e a Unesp, é a possibilidade da escolha de outras modalidades de texto que não a dissertação. O candidato poderá escolher, além desse tipo, narração ou carta. Em todos, há especificações que devem ser seguidas, como o foco narrativo e o interlocutor. Se as determinações não forem atendidas, a prova é anulada, o que também acontece quando não se segue o tema.
Os três temas da redação e as 12 perguntas, nos últimos anos, têm sido feitos em torno de um assunto central, que, no ano passado, foi a evolução. Segundo Tessler, isso pode não ocorrer agora, pois não há nada determinado nos regulamentos da comissão.



Texto Anterior: Vestibular: Unicamp começa hoje com 2ª opção livre
Próximo Texto: Educação: 187 mil disputam vaga em escola pública
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.