UOL


São Paulo, domingo, 23 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Campanha recomenda "vida normal"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Sociedade Brasileira de Alergia e Imunopatologia e a Sociedade Brasileira de Asmáticos iniciaram uma campanha para derrubar uma série de mitos sobre as doenças alérgicas.
Veja algumas idéias errôneas que limitam a vida de quem vive com problemas como a asma: "asmáticos não podem fazer exercícios físicos"; criança alérgica precisa ficar bem agasalhada, não pode andar descalça ou sem camisa"; "alergia cura e desaparece com a idade"; "doenças alérgicas são de fundo nervoso".
Os pais da psicóloga Aledijane Sotero Gomes, 41, asmática, não permitiam que ela fosse a festas ou fizesse exercícios, com medo de que "golpes de ar" ou o esforço gerassem as crises. "A primeira bicicleta eu comprei já adulta."
"O nosso objetivo é fazer com que o paciente tenha uma vida normal. Descubra a causa e aprenda a controlar a doença", afirma Maria de Fátima Marcelos Fernandes, diretora-secretária da sociedade de alergia.
O primeiro passo é descobrir o alérgeno que causa as crises, por meio de uma consulta a um especialista. O alérgeno mais comum no país é o ácaro, seguido do pó de baratas. O paciente também precisa aprender a controlar o ambiente em que vive. O médico poderá indicar os exercícios mais adequados. FL


Texto Anterior: "Teoria da higiene" não vale para a AL
Próximo Texto: Plantão médico: Comida contaminada causa hepatite
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.