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Falta de pátio para armazenar os carros recolhidos é temor
DA REPORTAGEM LOCAL
O sistema de identificação
automática dos veículos enfrentará alguns obstáculos para
funcionar no país inteiro.
O principal deles envolve a
chamada frota clandestina, de
veículos que circulam hoje de
forma irregular, sem licenciamento nem IPVA pagos e acumulando multas. O Denatran
diz que ela se aproxima de um
terço em vários Estados.
Hoje, até por falta de blitze,
boa parte deles fica impune. Os
veículos sem chip poderão até
ser identificados, mas há preocupação sobre a capacidade e
disposição dos governos para
apreendê-los e guardá-los. Hoje, faltam inclusive pátios para
armazenar a frota irregular.
O Denatran avalia que uma
das alternativas é fazer parcerias com empresas para que os
apreendidos sejam colocados
em áreas privadas.
Outro questionamento de
que a nova tecnologia poderá
ser alvo envolve os riscos de
que ela se torne ultrapassada,
principalmente se houver atrasos na sua implantação.
Já há em outros países do
mundo, como na Alemanha,
iniciativas para a instalação de
GPSs (sistema por satélite) na
frota, que permitem um monitoramento em tempo real e em
qualquer lugar -independentemente da instalação de antenas pelo poder público. Na Inglaterra, já há previsão de que
os veículos sairão de fábrica
com GPSs na próxima década,
permitindo a sua identificação
de maneira automática.
No Chile, houve a distribuição de chips para permitir a cobrança de pedágio eletrônico
em vias urbanas.
(AI e CT)
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