São Paulo, quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

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Nova linha tumultua metrô do Rio

Estreia de operações da linha 2 foi marcada por atrasos e superlotação

Secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, foi vaiado por passageiros; intervalo entre trens foi de cerca de 15 minutos

DA SUCURSAL DO RIO

Centenas de passageiros espremidos, 15 minutos de intervalo entre os trens, estação fechada para evitar o acesso de mais usuários, vagões sem ventilação, falta de ar, desmaios.
Foi esse o cenário do primeiro dia de operações do novo trajeto da linha 2 do metrô do Rio -que, segundo previsão da concessionária responsável pelo serviço, iria aliviar o sistema, permitindo que ele recebesse mais 200 mil passageiros.
No início da operação, às 5h, só 20 dos 33 trens estavam em condições de operar, segundo o Metrô. Os demais passavam por manutenção. Atraídos pelo novo trajeto, que segundo a concessionária reduz em 13 minutos o tempo de deslocamento da zona norte ao centro, o número de passageiros aumentou. E o tumulto começou.
O secretário estadual de Transportes, Júlio Lopes, foi vaiado na estação Glória, onde foi acompanhar o início das operações do novo trajeto.
As dificuldades permaneceram ao longo de todo o dia. Às 13h, o intervalo entre os trens ainda era de dez minutos -o previsto eram 5min10s- e nove passageiros já tinham sido atendidos após passar mal.
Para amenizar a superlotação, o novo trajeto, que seria percorrido apenas das 5h às 8h e das 17h às 19h, foi estendido para o dia todo. Hoje o horário também será ampliado.
Estão encomendados 114 novos vagões, mas os primeiros só chegarão em 2010. De acordo com o Metrô, a frota atual, de 182 vagões, é a mesma desde 1998, quando a concessionária começou a operar o sistema, que atendia 310 mil passageiros por dia útil. Hoje são 550 mil usuários. (FÁBIO GRELLET)


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