São Paulo, quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Avaliação de Kassab cai quando começa o período de chuva

Popularidade do prefeito em pesquisas do Datafolha sempre é menor em novembro, início dos temporais

Kassab foi aprovado por 37% dos paulistanos em novembro; em julho, a aprovação chegava a 42% na pesquisa


DE SÃO PAULO

O início da temporada de chuvas fez cair a popularidade do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), segundo instituto Datafolha.
Em pesquisa realizada entre os dias 17 e 19 de novembro, Kassab obteve aprovação de 37% dos paulistanos contra 31% que reprovam o seu governo. Em julho, a aprovação chegava a 42% e a reprovação, a 26%.
A queda da avaliação com a chegada da temporada de chuvas é normal, como mostra o histórico de pesquisas do Datafolha. No ano passado, Kassab tinha 39% de aprovação em dezembro contra 48% da pesquisa anterior, de agosto.
Em 2009, as chuvas atingiram São Paulo já em setembro. Em 2010, as enchentes começaram em novembro.

RANKING
Com nota média de 5,4, Kassab é o quinto colocado em um ranking de oito prefeitos de capital onde o Datafolha fez o levantamento.
Os líderes do ranking são prefeitos em primeiro mandato, que podem concorrer à reeleição em 2012.
O primeiro colocado é Márcio Lacerda (PSB), de Belo Horizonte, com nota 6,6. Ele tem 54% de aprovação (ótimo e bom). Em julho ele era aprovado por 51%.
Luciano Ducci (PSB), que substituiu Beto Richa (PSDB) na Prefeitura de Curitiba no início deste ano, aparece com nota 6,5 e 49% de aprovação -variação de um ponto percentual para menos desde a pesquisa de julho. Apenas 6% dos curitibanos reprovam sua gestão.
José Fortunatti (PDT), de Porto Alegre, com nota 5,9, e Eduardo Paes (PMDB), do Rio de Janeiro, com nota 5,8, aparecem em seguida.
Kassab é o primeiro prefeito em segundo mandato no ranking, à frente de João da Costa (PT), de Recife, que pode disputar a eleição de 2012 e tem nota 5,4 (idêntica a de Kassab), mas taxa de aprovação menor (24%).
João Henrique Carneiro (PMDB), de Salvador, recebeu nota 4,5 dos moradores da cidade. Ele é aprovado por apenas 18% e tem taxa de reprovação de 50%.
Luizianne Lins (PT), de Fortaleza, com 4,4, é a última colocada no ranking -50% dos moradores da capital do Ceará reprovam sua gestão e 22% aprovam a prefeita. (ES)


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Córrego enche, arrasta carros e mata 1
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.