São Paulo, sábado, 24 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cai o número de modelos negros nas passarelas da SPFW

LEANDRO NOMURA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os modelos negros foram escalados 65 vezes para os desfiles da SPFW. Os modelos brancos, 1.040 vezes. Foram realizados 38 desfiles durante os seis dias desta temporada do outono-inverno 2009.
Proporcionalmente, o número de negros é menor do que o da última edição do evento -5,9% contra 6,2%. Mas o número atual é maior do que o da temporada do outono-inverno 2008, em janeiro do ano passado, quando eles foram apenas 2,5% do total de modelos.
A estilista Clô Orozco afirma que não seleciona modelos pela cor da pele. "Não tenho uma cota só para ser politicamente correta. Escolho as garotas que têm uma atitude que combina com a coleção", diz. Para o editor de moda Giovanni Frasson, há pouca presença de negros porque as agências de modelos não oferecem muitas opções.
Segundo uma pesquisa realizada em 2007 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), dos quase 190 milhões de brasileiros, 7,4% se dizem pretos e 42,3%, pardos.


Texto Anterior: Jeans largos estão entre as apostas para a próxima estação
Próximo Texto: Estrangeiros reclamam do excesso de cor preta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.