São Paulo, domingo, 24 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Exercício ajuda a suportar dor crônica

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Uma dor crônica, além de ser irritante pelo desconforto contínuo, com freqüência leva o paciente ao descondicionamento físico como resultado das constantes inatividade e repouso. Para Amy M. Burleson e colaboradores da Cleveland Clinic Foundation, de Ohio, EUA, o exercício de condicionamento físico realizado diariamente, para um total de cinco horas semanais, traz benefícios imediatos e de longo prazo, tanto emocionais quanto físicos, a pacientes que sofrem desse mal. O estudo foi apresentado no dia 15 deste mês, na 24ª Reunião Anual da Academia Americana de Medicina da Dor. Na média, 28 pacientes realizaram cinco horas de exercícios de condicionamento físico por semana com base em treinamento aeróbico, além da mobilização de rotina em suas atividades diárias. Ao fim de três semanas, o protocolo de exercícios breves provocou imediato efeito antidepressivo e ansiolítico, com significativa melhora do humor desses pacientes que sofrem de dor crônica. Para os autores, o estudo sugere que o condicionamento físico é uma forma segura e uma importante estratégia não-farmacológica para reduzir com rapidez a depressão e ansiedade em pacientes entrevados pela dor.

julio@uol.com.br

CURSO DE REFLEXÕES SOBRE A MORTE
Termina no dia 29, na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o prazo para inscrição ao curso de especialização "Reflexões Interdisciplinares sobre a Morte", coordenado pelo professor Luciano Caldas Camerino.
As 25 vagas do curso estão disponíveis a profissionais e pesquisadores das áreas das ciências humanas, médicas e jurídicas, entre outros.
Mais informações pelo telefone 0/xx/32/3229-3112 ou pelo e-mail: lucianosferatu@yahoo.com.br.


Texto Anterior: "Médicos me recomendaram parar de correr'
Próximo Texto: Mais Saudável
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.