São Paulo, terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paulistano deve enfrentar novo temporal na volta do feriado

Chuva de ontem arrastou carros, inundou 22 pontos e deixou 80 mil sem luz em SP; Aricanduva, Nove de Julho e Anhangabaú estão entre os pontos mais afetados

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de causar ontem 22 pontos de alagamento em São Paulo, a chuva deverá continuar forte hoje, com pancadas à tarde e precipitações mais brandas durante a noite.
Para amanhã, a previsão do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) é de chuvas esporádicas ao longo do dia.
A área mais afetada por enchentes ontem, de acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foi a avenida Aricanduva (zona leste), onde o rio que passa pelo meio da pista extravasou pelos bueiros, que ficam em nível inferior.
Outro ponto de alagamento foi o túnel do Anhangabaú (centro), que ficou interditado durante mais de uma hora.
A enchente na avenida Nove de Julho chegou a arrastar carros. Duas horas depois de ficar ilhado na avenida, Wallison Dias, 32, tentava consertar seu Fusca marrom ano 1975. "A água subiu até a porta. Fiquei com medo, pensei até em saltar e subir numa árvore, mas consegui manter o carro parado. Outros foram arrastados."
Na mesma Nove de Julho, o lixo acumulado sob uma caixa de evasão de água fez com que uma grade fosse deslocada, abrindo um buraco onde um ônibus enroscou uma roda.
Alagamentos atingiram também as avenidas Ricardo Jafet (zona sul) e Sumaré (zona oeste), entre outros pontos. A média de chuva na cidade foi de 17,6 mm, mas o índice chegou a 51,1 mm no centro. Em Aricanduva, foi de 37,5 mm.
Com ou sem chuva, a CET já previa que a tarde de hoje e a manhã de amanhã serão períodos ruins para regressar do feriado de Carnaval à capital, tanto do litoral quanto do interior do Estado. O sistema Anchieta e Imigrantes, que liga São Paulo ao litoral, irá operar no esquema de 2x8 de subida hoje, da 0h à 1h, e das 10h às 3h amanhã, segundo a Ecovias.

Sem luz
Cerca de 80 mil pessoas ficaram sem luz na zona leste, especialmente em São Mateus, Guaianases e Aricanduva. De acordo com a Eletropaulo, o apagão foi causado por raios que atingiram a rede elétrica -a previsão era de que o problema, que começou depois das 17h, fosse solucionado antes da meia-noite. Outros bairros, como Bela Vista (centro) e Perdizes (zona oeste), tiveram problemas "isolados" e resolvidos em menos de duas horas, segundo a assessoria de imprensa da Eletropaulo.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Cecilia Gianetti: Só a diretoria
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.