São Paulo, quarta-feira, 24 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

RACISMO 1

Cerca de 150 pessoas fazem manifestação contra o apresentador Clodovil
Os gritos "Clodovil, você vai ver/o quanto custa ser racista na TV" ecoaram de um megafone ontem em frente à RedeTV!, em Barueri (SP), durante a gravação de "A Casa É Sua" apresentado por Clodovil Hernandez.
Enquanto isso, um Clodovil visivelmente irritado abriu seu programa, ao vivo, contra-atacando os cerca de 150 manifestantes, segundo a Guarda Municipal. "E eu? Sou de que cor, por acaso?", disse. "Não estão pedindo direitos aos negros. Querem a minha cabeça."
Entre representantes dos movimentos negro, sindical e de defesa dos direitos humanos, o grupo vestia camisetas com as frases "RedeTV! racista. Não assista" e "Fora Clodovil racista".
O ato foi mobilizado pela vereadora de São Paulo Claudete Alves (PT) -a quem Clodovil chamou de "macaca de tailleur" em entrevista à Folha.
O qüiproquó começou na semana passada, quando o cantor Agnaldo Timóteo reclamou que a prefeitura impedia a venda de seu CD no centro da cidade.
Magoado com a prefeita Marta Suplicy, a quem responsabiliza pela sua demissão da TV Bandeirantes, há três anos, Clodovil aproveitou para chamá-la, em rede nacional, de "idiota" e "desocupada". E completou: "Tem que vender disco na rua (...) Ele vai fazer o que todo crioulo faz no Brasil? Vai virar ladrão, bandido ou o quê?".
Claudete Alves decidiu acionar Clodovil por crime de racismo. Segundo seu advogado, Hédio Silva Jr., presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB, há uma representação contra Clodovil e outra contra a RedeTV!. "No Código Brasileiro de Telecomunicações, se a emissora veicular material racista, pode ter seu registro cassado."
No programa de ontem, Clodovil pediu ajuda a Lula ao vivo. "O senhor, que é representante máximo dessa seita, desse sentimento de rancor que se chama PT, tome providências porque essas pessoas denigrem o seu nome. O senhor é simplório, mas não é ignorante." (DA REPORTAGEM LOCAL)


Texto Anterior: Polícia: Grupo invade delegacia e posto da PM e assalta banco em Alagoas
Próximo Texto: Racismo 2: Secretário-executivo do Esporte denuncia taxista de Brasília por discriminação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.