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Abandono de escola é maior em SE e no RN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
DA REPORTAGEM LOCAL
Os Estados com os maiores índices de abandono do
ensino médio são Sergipe e
Rio Grande do Norte
(26,31% e 23,5%, respectivamente). Os menores índices
estão em São Paulo (7,01%) e
no Distrito Federal (9,86%).
O estudo do Inep não traz
explicações para esse fato.
Para a coordenadora de projetos da ONG Ação Educativa, Vera Masagão, o mercado de trabalho pode ser um
fator. "Em São Paulo e no
Distrito Federal, é difícil encontrar emprego sem o ensino médio. Assim, o aluno sabe que terá problemas se não
terminá-lo. Já no Nordeste,
não é tão difícil", afirma.
A questão do emprego
também é citada pelas secretarias estaduais. "Muitos vão
trabalhar em áreas braçais,
que não mexem com a intelectualidade. O esgotamento
físico faz com que desistam",
diz a secretária-adjunta da
Educação de Sergipe, Márcia
Valéria Lira Santana.
No Rio Grande do Norte, o
EJA (Educação de Jovens e
Adultos) teve um crescimento de 126% no número
de matrículas entre 2004 e
2005. Nessa modalidade,
boa parte das aulas são à distância. "Isso mostra que o
trabalho influencia. Com
menos tempo na escola, o jovem se dedica ao emprego",
diz o assessor-técnico de planejamento da secretaria de
Educação do Rio Grande do
Norte, Otávio Tavares.
Por outro lado, Distrito Federal e Rio Grande do Sul lideram em reprovação
-19,82% e 17,81%.
Para a diretora do departamento de planejamento da
secretaria de Educação do
Estado gaúcho, Carmen Figueiró, uma das principais
explicações é a falta de adaptação. "No ensino fundamental, boa parte dos alunos
estudam em escolas pequenas, muitas rurais. As escolas no médio são maiores."
Já a secretária-adjunta da
Educação no Distrito Federal, Ana Maria Villaboin, diz
que contribui na reprovação
o impacto da mudança do
ensino fundamental para o
médio, quando o aluno tem
mais responsabilidades. Segundo ela, o trabalho da
coordenação pedagógica
ajuda nesse processo.
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