São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Projeto reformou outros prédios

da Sucursal do Rio

Antes do casarão dos Prazeres, o projeto Favela Bairro já havia encontrado outros dois imóveis de interesse arquitetônico e histórico em uma outra área, a Ladeira dos Funcionários (zona norte).
Lá, uma das primeiras favelas a ser urbanizada pelo projeto, em 1997, foram reformados e colocados em uso a sede da antiga fazenda do Caju (do período imperial) e um galpão metálico, que foi usado pelo Exército na Segunda Guerra Mundial.
A Ladeira dos Funcionários fica nas proximidades da Casa de Banhos de dom João 6º, que foi coroado rei após a vinda da família real para o Rio de Janeiro.
Além do Favela Bairro, a Prefeitura do Rio tem um programa de recuperação de edificações antigas para fins residenciais.
Dois cortiços do século passado já foram reformados e estão habitados por 52 pessoas.
Os dois fazem parte de um grupo de quatro cortiços tombados pelo Patrimônio Histórico, últimos remanescentes das reformas urbanas promovidas pelo prefeito Pereira Passos entre os anos de 1902 e 1906. Na época, foram derrubados os locais que o governo considerava como inadequados à higiene pública e ao seu projeto de remodelação da cidade.
Neste ano, mais 25 construções antigas do centro do Rio deverão ser reformadas. O projeto tem apoio da Caixa Econômica Federal, e os futuros moradores pagarão aluguel, com opção de compra do imóvel após 15 anos.


Texto Anterior: Recuperação: Casarão vira centro cultural em favela
Próximo Texto: Palacete foi pioneiro na área
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.