São Paulo, segunda-feira, 24 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Palacete foi pioneiro na área

da Sucursal do Rio

Santa Teresa já tem outro casarão que foi recuperado e virou um dos pontos de atração do bairro.
O Parque das Ruínas é um centro cultural que funciona há três anos, construído a partir do que restou de um antigo palacete do século passado.
A vocação cultural do palacete vem do período em que ele foi moradia de Laurinda Santos Lobo (de 1920 a 1946), quando o local foi palco de festas que reuniam os mais importantes artistas e intelectuais do Rio de Janeiro.
João do Rio, um dos mais influentes cronistas da vida carioca no começo do século, definia a anfitriã Laurinda como a "marechala da elegância".
Villa-Lobos, frequentador das festas organizadas no casarão, compôs uma música para a anfitriã chamada "Quatour, Impressões da Vida Mundana".

Programação
Com a morte de Laurinda, o local caiu em decadência e foi abandonado, até que, nesta década, a Prefeitura do Rio resolveu revitalizá-lo e ocupá-lo.
Hoje, cerca de 500 pessoas, segundo os administradores, visitam o centro cultural por semana.
O centro tem auditório para cem pessoas, além de áreas para exposições de arte.
Entre as programações fixas, as maiores atrações são as noites de jazz, que acontecem às quintas-feiras, e o teatro infantil, que é apresentado durante as manhãs de domingo.


Texto Anterior: Projeto reformou outros prédios
Próximo Texto: Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.