São Paulo, sexta-feira, 24 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Prefeituras terão acesso à base de dados

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Pela primeira vez desde a criação do Censo Escolar, o Ministério da Educação vai permitir que as prefeituras tenham acesso à base de dados com todas as informações relativas às escolas das redes pública e particular. Até o ano passado, o resultado do levantamento era enviado de forma impressa, com atraso de até um ano após a conclusão dos estudos técnicos do ministério.
Na primeira etapa, o Ministério da Educação enviará a 2.900 municípios com mais de 10 mil habitantes um programa de computador chamado "Consulta por Escola", que permite a obtenção dos dados.
As demais prefeituras devem entrar em contato com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) para receber o aplicativo.
Apesar do fornecimento de dados comparativos, as prefeituras não poderão acessar as bases de dados de outros municípios do país.
Até o final do ano, o Ministério da Educação pretende colocar à disposição dados socioeconômicos do IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). "Isso auxiliará as prefeituras no planejamento de suas políticas públicas e no acompanhamento do PNE [Plano Nacional de Educação"", disse Maria Helena de Castro, secretária-executiva do Ministério da Educação.
O mesmo aplicativo poderá ser usado no próximo ano para obter os dados de 2002.



Texto Anterior: Avaliação aponta que aprendizado na rede estadual de MG é crítico
Próximo Texto: Panorâmica - Piauí: Professor é acusado de agredir a socos estudante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.