|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
EUA têm faixa só para carro com mais ocupantes
CRISTINA LUCKNER
DA REPORTAGEM LOCAL
Ao contrário do que pensam
muitos paulistanos, dar carona
pode ajudar sim a diminuir
congestionamentos.
Em algumas cidades dos
EUA existem faixas em autoestradas destinadas apenas para
carros com mais de um ocupante, chamadas HOV (high-occupancy vehicle lane).
Na Grande Los Angeles são
mais de 780 mil km de faixas
exclusivas construídas a um
custo médio de US$ 3 milhões
para cada 1,6 km. A estratégia
não é subtrair uma das pistas
existentes, mas criar uma extra, com sinalização especial.
A medida foi implantada nos
anos 1970 como parte de um
plano de melhorias da qualidade do ar. "Temos uma taxa de
desobediência pequena, entre
1% e 3%. Isso porque a multa é
muito alta", explica Dawn Helou, chefe de operações da HOV
do departamento de transportes da Califórnia.
A multa começa em US$ 381.
Se o motorista reincidir, desembolsa US$ 700 e, se insistir,
o valor passa dos US$ 1.000.
O preço da gasolina e o orçamento apertado devido à crise
econômica, só fazem aumentar
o uso das HOVs, diz Helou.
Todos os dias, passam por essas faixas específicas de Los
Angeles cerca de 780 mil pessoas. "No começo havia muita
discussão, as pessoas não achavam justo, mas, com o tempo,
viram o resultado e passaram a
usar a HOV por dois motivos:
para economizar tempo e dinheiro", conta Helou.
Em São Paulo, a CET chegou
a criar a chamada "faixa solidária" reversível na Radial Leste,
exclusiva para carros que trafegassem com dois ou mais ocupantes, no final do anos 90. Mas
a ideia não prosperou e foi
abandonada em pouco tempo
pela CET -a faixa reversível foi
mantida, mas a restrição à
quantidade de passageiros não.
Apesar do fracasso da faixa
solidária na Radial, a prefeitura
tem planos de voltar a implantar esse tipo de medida no futuro, já que a ideia está no projeto
de lei que cria a Política Municipal de Mudança Climática,
enviado pelo prefeito Gilberto
Kassab (DEM) à Câmara.
Colaborou RICARDO SANGIOVANNI, da Reportagem Local
Texto Anterior: Aversão a dar carona é maior no Itaim Bibi Próximo Texto: Técnicos divergem sobre carona solidária Índice
|