São Paulo, segunda-feira, 24 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marronzinho promete dia sem multa hoje

Medida será tomada para pressionar CET por um acordo favorável à categoria, que negocia um reajuste salarial de 7%

O presidente da companhia, Roberto Scaringella disse que a operação dos agentes é "prevaricação" e que está aberto a negociações

DO "AGORA"

O Sindviários (sindicato que representa os marronzinhos) promete fazer hoje o "Dia da Multa Zero", um protesto por reajuste salarial de 7%. Os fiscais irão aplicar multas apenas em casos de infrações graves ou quando os motoristas desrespeitarem orientações dos agentes. Quem furar o rodízio, por exemplo, não deve ser multado.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) informou que não irá se pronunciar em relação às reivindicações enquanto as negociações estiverem em andamento. Uma reunião está marcada para quarta.
Desde o último dia 14, os cerca de 1.300 fiscais de trânsito iniciaram uma operação padrão, que consiste em fazer o mínimo necessário durante o trabalho. Desde o início da operação, o Sindviários afirma que os marronzinhos reduziram de 6.000 para 1.800 o número de multas aplicadas por dia na capital, o que representa uma redução de 70%. Hoje, o índice deve despencar para 95%.
Caso não haja acordo, no próximo dia 9 deve ser decidido em assembléia se haverá greve. Por ora, os marronzinhos estão nas ruas, mas irão apenas orientar os infratores, em vez de multá-los. "No caso de o motorista insistir na infração, teremos de multar. E também se fizer alguma coisa muito debaixo do nosso nariz", afirmou ontem o presidente do Sindviários, Luiz Antonio Queiroz.
O presidente da CET, Roberto Scaringella, disse que "o Multa Zero é muito diferente da operação padrão". Segundo ele, trata-se de "prevaricação", crime que ocorre quando um funcionário público deixa de praticar ato que a função exige. "O agente precisa ter consciência de que, se deixar de registrar um desrespeito à lei, estará cometendo um crime." O presidente diz que a companhia está aberta a negociações.
O sindicato diz que o "Multa Zero" poderá se repetir semanalmente até que haja acordo.

Faixa para motoboys
A partir de hoje, a CET testa uma faixa preferencial para motoboys ao lado do corredor de ônibus formado pelas avenidas Eusébio Matoso e Rebouças e pela rua da Consolação. A novidade não impede que carros circulem na faixa A intenção é reduzir as mortes dos motoboys na capital.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Túneis de SP estão sujos e malconservados
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.