São Paulo, terça-feira, 24 de julho de 2007

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Sindicato propõe que pista feche para receber ranhuras

DA REPORTAGEM LOCAL

O Snea (Sindicato Nacional das Empresas Aéreas) propôs ontem à Infraero que a partir do dia 30 deste mês a pista principal de Congonhas seja fechada para a realização do "grooving", ou seja, implementação de ranhuras no solo para facilitar o escoamento da água.
As companhias aéreas sugeriram esperar até o término da alta estação, que é o final deste mês, para fechar a pista principal. As obras, pelo proposto pelas empresas aéreas, seriam realizadas em período integral.
Nesse período, operariam na pista auxiliar do aeroporto, como ocorreu durante o tempo em que a pista principal ficou fechada para reforma. De acordo com o sindicato das empresas aéreas, nessas condições de trabalho, em tempo integral, as obras durariam 20 dias.
A abertura da pista principal antes da realização do "grooving" vem sendo alvo de jogo político entre as empresas e o governo. Reportagem publicada pela Folha na última quinta-feira afirma que pressões das companhias aéreas foram determinantes para a liberação da pista principal de Congonhas antes da conclusão da realização do "grooving". Num primeiro momento, a Infraero disse que o fim da primeira parte da reforma seria em 2 de julho, mas antecipou em três dias a liberação da pista.
No dia da publicação da reportagem, o sindicato das empresas aéreas negou que tenha feito lobby para que a pista principal do aeroporto de Congonhas fosse aberta antes da realização dessas obras.
Na ocasião, o sindicato afirmou que um representante da Gol chegou a sugerir, em reunião em 13 de junho para discutir reformas na pista do aeroporto de Cumbica, que a pista principal de Congonhas só fosse aberta depois da implementação dessas ranhuras.


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