São Paulo, terça-feira, 24 de julho de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha deixou vôos sob risco, diz relatório

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Ao contrário do que foi divulgado pela Aeronáutica, o blecaute no Cindacta-4 deixou aeronaves em vôo expostas a risco e evidenciou a falta de plano e equipamento de emergência no centro.
É o que consta do relatório paralelo de controladores enviado à deputada Luciana Genro (PSOL-RS), da CPI do Apagão Aéreo. A falha elétrica ocorreu de 23h15 de sexta à 1h32 de sábado.
Os controladores relataram que três vôos estiveram em risco de rota convergente, um da TAM, um da American Airlines e outro da Delta Airlines. Eles estavam na região de Santarém (Pará) e poderiam realizar manobras imprevistas devido a formações meteorológicas.
O motivo do risco seria a falta de comunicação por rádio com os pilotos, além da queda do sistema de monitoramento por radar. Segundo a Aeronáutica, não houve risco -um sistema de rádio foi usado para contornar a pane.


Texto Anterior: Apagão aéreo/Manaus: Pane foi causada por sargento, diz FAB
Próximo Texto: Manaus: Radar continuou com problemas, afirma operador de vôo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.